18.4.04

Semiramis

Ontem - hoje de madrugada - decidi consultar um blog dos recomendados na página de entrada do Blogger e eis-me exposto a Light in dark places, sui generis iniciativa cristã incidente sobre a grande arena da política internacional a partir de algures da Nova Zelândia..A propósito do que por lá se diz, sistematicamente enquadrado por uma ou outra citação bíblica, lembrei-me do quão detesto a Lei de Talião e deu-me vontade de o dizer..Porém, desconhecendo a designação inglesa, acabo pesquisando no Google páginas portuguesas que a refiram (a lei de Talião, claro, não a designação inglesa) e chego então a Semiramis, cuja descrição assenta na Irreflexão política, social e económica.

Muito interessante, devo dizer. Há já algum tempo que não me cruzava com um sítio nacional promotor de (ir)reflexões sócio-económico-políticas..

Uma - ou algo mais que isso - hora depois, comento o artigo da Joana, datado de 7 de Abril e intitulado Crise da Democracia ou Crise da Velha Europa?..

De facto, sejamos tudo menos coitadinhos: já não há paciência para as crises a todo o momento conformes aos aclamados especialistas que se passeiam por aí de braço dado com as estruturas que insistem em ver em toda a parte.

12.4.04

A Cadência

Bom, reconheço uma clara proposta de flagelação denominada escrita como prolongar de uma circunstância (contextualmente determinada determinação) corporal (ao nível do suporte material, portanto), insufladora de um inflamado - o flagelo insuflado é pois do tipo inflamável - comentário ao anterior post. Incrível, portanto, o domínio deste quase-simétrico obituário e do que nele se cruza.

(música sem som) a cadência

I

Vida própria, proclama entusiasmado
O aprendiz de feiticeiro:
Quem te ensina ensimesmado
E te mostra que no cheiro
Universos não reduzem
As moedas sob rostos de anarquia
(É tão difícil como fácil quando a letra soprepõe o que tu tens enquanto dia)?

__--__--__--__--__--__--__ II

De uma chaga feita dor
Por uma trilha sem calor
Um instantâneo por favor
Passeio desgraça e devaneio
Não-criado não-gerado não-complexificado
Unidade feita avo
Uma flor chamada cravo na lapela
Uma vida dedicada a uma ela uma vida

__--__--__--__--__--__--____--__--__--__--__--__--__ III


Lembrança Canção
Embrulho a Estação
Comboio ou Natureza
Conjunto tal Pureza

__--__--__--__--__--__--____--__--__--__--__--__--____--__--__--__--__--__--__ IV


Existe e adquire quantas formas souber
E dá-se a conhecer por a estares a ler
Se é fonte é mar - devir - lugar - é ser
Semelhança e virtude intuída a chover...


8.4.04

IL N'Y A QU'UNE METAPHYSIQUE

O enorme (enormemente lancinante) vazio ao retomar-me nestas linhas é também um gigante de actualidade, na medida em que inscrições passadas aguardam entrada (na medida de tudo o que é demonstrado e do que fica por demonstrar no processo, claro)..

Espero que, num par de dias, esta nota que irrompe de um silêncio - o tal vazio - que para já assenta nessas outras comunicações (basicamente, desde que os gatos miaram incessantemente, apenas um 'post-it' de 'Biologia Evolutiva' se dignou a pontuar este blog) seja acompanhada por um acréscimo decidido de expressões passadas tornadas Presente.


Afinal, ainda é cedo para desesperar.






Título e imagem decorrem de http://www.yahia.com/alfera/pgs/lvrgita6.html e aí constituem a última de seis páginas dedicadas ao Bhagavad Gîtâ, no âmbito de um projecto geral intitulado "D'UNE PEINTURE SYMBOLIQUE CONTEMPORAINE".

...Tudo isto em virtude de uma pesquisa de imagens de "Ascese" no Google restringida aos primeiríssimos resultados.... Buscando e encontrando uma paisagem (o objectivo, para a produção de um pequeno comentário:Escola), ao terceiro clique o desvio fundamental [para aqui estar] e aqui estou,


Un moine d' Occident