26.1.07

Curfew



Sexta-Feira, um dia depois do de Thor, de Beirute a Paris III, do sangue vertido à diplomacia do cifrão, Chora, Fu'ad, Não para a TV. Chora, Fu'ad. Chora para ver.



Hariri e Jumblatt, Berri e Nasrallah. Suas declarações - seu peso, i.e. força gravítica - falam por si, exemplares de si. Representativas, sim, allegiances. Sente-as. Porque há horas de Verdade. Vê quem anda na rua e ao que anda. Não te iludas. Sabes quem são os snipers? Sabes quem são os homens armados não identificados? Sabes quem quer desestabilizar a UNIFIL?

Quem ganha com. Cinismo.

(...)


UPDATE:

Levantado o recolher obrigatório, de novo declarações falando por si, os próprios títulos (Siniora reaches out to Berri and Lahoud as Nasrallah urges all sides not to seek 'revenge on their own') que as noticiam não podendo deixar de revelar a substância declarada. Acrescentado nome - Presidente Lahoud, apesar dos apesares muitos a pesar muito - e nomeada vingança que se não sirva, traçada rede Siniora-Berri-Lahoud-Nasrallah: S. procura B. e L. e N. urgem todos os lados a não procurar vingança por si. No mesmo plano, o movimento de um PM Siniora regressado a Beirute no sentido de ver o Speaker do Parlamento Berri e o Presidente Lahoud e Sayyed Nasrallah partilhando um apelo.

E já agora estendendo um pouquinho o pano - não generalizando mas alargando a banda - vale também um título pelo que não tem, ou o que, não tendo, tem (ligação-sentido-situação-colectivo-objectivos). No caso da 'peça' do Daily Star em questão, no caso Libanês, temos que, por instância, não constam no título Geagea e Jumblatt - de tons delirantes de vingança e apocalipse historicamente repetidamente ao presente reiterados

Porque se há lados e lados, lados diferentes uns dos outros, como lados há laços, braçadas comuns e luzes sagradas. Geagea e Jumblatt devem pouco ao sagrado. E o sagrado interessa (v. análise etimológica por Latour) ao consenso Libanês.

Sectário-mente curte-se bué? Mas como sectário se entre religiões (v., nunca deixar de ver a religação na religião)? Se entre religiões de religação, não, não dá pró ismo (sectarianism), pois. Trata-se do que se trata como se trata.

(...) more of this later - bem sei que se pode considerar 'pressupor' muita coisa nesta transposição de cenings políticos libaneses, mas, ainda que o não sabendo tão bem, não há que supôr o que quer que seja, menos ainda supôr antes de supôr. Claro, isto mesmo a perguntar, tipo, entre o que vou vendo de lá Liban via aqui-netz de lá e dos lás muitos outros mais e o aqui propriamente, (não apropriadamente) para usufruto nativo de qu'ess'outras conexões?

No hay comentarios.: